Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

A realidade cadastral e o interesse público nos Convênios.

Publicado por Évelyn Oliveira
há 5 anos

Acórdão unânime prolatado pela 5ª Turma do TRF da 1ª Região, negou provimento ao recurso contra sentença que determinou a inexigibilidade da atualização cadastral para a assinatura de convênios, com a consequente liberação de recursos voltados à ações sociais.

É notória a supremacia do interesse público e da interpretação constitucional da legislação na decisão, que sopesou se tratar de convênio cujos repasses pretendiam fortalecer o atendimento do programa Saúde da Família de um município.

Embora tenha sido argumentado pelas recorrentes - a União Federal e a Caixa Econômica Federal, que a regularidade no Cadastro Único de Convênio (CAUC) e junto ao Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi), além da voluntariedade das transferências e liberação de recursos por meio de convênios - que não obrigariam o repasse, se ponderou, na decisão, a supremacia do interesse público.

O interesse público também restou protegido pela decisão de apreciar às razões da União Federal, mesmo que a apelação tenha sido apresentada de forma intempestiva.

Por fim, restou ratificado que inscrever o município em cadastro de inadimplentes, além de contrariar a Instrução Normativa nº. 35/2000, do Tribunal de Contas da União, que dispõe que o nome do responsável pelas contas municipais é que deve ser inscrito nos cadastros, contraria, ainda, a “ressalva na legislação de regência, que dispensa tal comprovação nas hipóteses de ações voltadas para as áreas de educação, saúde e assistência social, bem como ações sociais e em faixa de fronteira (LC 101/2000 e Lei nº. 10.522/2002)”.

O inteiro teor do acórdão pode ser consultado aqui:

https://processual.trf1.jus.br/consulta…/numeroProcesso.php…

Número do processo: 0044716-58.2011.4.01.3300

Fonte: http://portal.trf1.jus.br/…/decisao-transferencia-voluntari…

https://www.facebook.com/evelynoliveiraadvogados/posts/2037132759703249?__xts__[0]=68.ARDBKPdRwdL55-...

#evelynoliveiraadvogados

#convênios

#direito

  • Sobre o autorAdvogada com atuação focada em soluções não litigiosas de conflitos.
  • Publicações3
  • Seguidores18
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações99
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-realidade-cadastral-e-o-interesse-publico-nos-convenios/663372570

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)